sábado, 7 de fevereiro de 2009

Canção da Primavera, por Mário Quintana

(Para Érico Veríssimo)

Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.


Catavento enloqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.


Dancemos todos, dancemos,
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...

Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido!
___________________________


Primavera não depende de translação, data ou incidência solar.
Primavera vem quando a gente pede pra chegar. Quando a gente abre os olhos pra ver os primeiros botões em flor, depois dos mais difíceis momentos de dor.
Não há borboleta que venha a jardim mal cuidado, nem amor que cresça de um sentimento deixado de lado.
Eu não quero um inverno inacabável. Quero do néctar das plantas mais adocicadas! E aí, então, estarei sossegada. Nada de neve no meu céu, mais. Eu quero primavera. E quero agora.

E eis que surge a primeira flor...

23 comentários:

Bianca L. Forreque disse...

Colorido demais! hahaha
Mas divertido, assim. :)

Monique disse...

Adoooorei o jogo de cores =D
E ah.. o texto também. =)

Anônimo disse...

Quando estiver triste pode contar com minha presença. Ou estava falando com o espelho tbm? rs

Pode desabafar pro seu reflexo, mas ele não vai te dar respostas, nem abraços.

O fato de enxergarmos nossas vidas em músicas, livros e até biscoito chinês diz o quê do amor? Se até pagodeiro parece tocar o pandeiro pra gente de vez em quando...

Cuidado com o desabafo dos outros, às vezes reconforta ler o que vivemos, mas não se engane em viver o que está escrito.

Se chamar com sinceridade, mais uma vez, eu serei ombro, ou mão...até punhos se precisar. Beijo

Anônimo disse...

Colorido demais... E bonito.

Você escreve bem René, e Bia nem preciso comentar né, que é divina. É bom que ela conte com amigos assim.
Eu luto pelo que acredito, eu luto porque sou fiel a meus sentimentos, luto para mostrar que existe uma razão no amor... e que a paixão no meu peito, mesmo que permaneça calada, um dia há de vingar e assim fiarei calmo. Assim quando meus olhos explodem e brilham quando eu encontro essa pessoa, e minha boca seca. E minha mente começa a processar mil coisas. E minhas mãos tremem, porque é quando eu me entrego, e já saio arrastado. Eu luto também para ela achar que não foi ilusão, e que no meio dos meus medos, existe sentimento. Não sou o tipo de homem que esquece uma mulher com outra, sei lá sou assim. E por isso vou lutar enquanto estiver amor preso no meu peito, louco para se entregar.

Anônimo disse...

Anônimo? rs. Sua mensagem foi para mim e para ela. Ela obviamente sabe quem vc é, e eu, desculpe, mas sei de sua existência. Ela não me contou, mas eu vejo nela, uma perturbação, sei que está ali. Anônimo cabe bem, afinal, que diferença faz o nome por trás do seu coração. É anônimo mas não invisível. Talvez invisível para ela, por enquanto. Talvez por ser anônimo para si mesmo? Seu nome provavelmente não soaria o mesmo se a sua boca estivesse seca como diz. A física e a química resolvem tudo, até charadas.

Abraço.

Mateus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

René, realmente não coloquei meu nome. Mas ela sabe que quando sou eu, porque ela sabe o meu modo de se expressar. E eu realmente confio nela, por isso não tenho ciúmes, sei que ela é muito inteligente e sabe o seguir o coração dela, e gosto de ver os amigos dela ajudando-a. Ainda não tive o prazer de lhe conhecer pessoalmente, mas quem sabe um dia tenha essa oportunidade. De qualquer forma eu sonho muito, e uma das melhores coisas na minha vida é ela, mesmo que algumas coisas não estão se encaixando, tudo que eu mais quero é ficar bem e que tudo de certo nas nossas vidas.! E na sua também.
Fica bem.!
Abraços.!
:)

Bianca L. Forreque disse...

Obrigada, Mateus. Ou Anônimo. Ou Mr. M, sei lá.

Espero que você também seja feliz... Eu já conversei contigo sobre essas coisas todas. Você sabe o que eu penso, apesar de querer que eu pense diferente.

Mateus disse...

eu estou tentando te ligar
ir ai te ver...
prometi que esse ano ia ser diferente
continuo mandando mensagem para o seu celular...
você não vé que não vou te deixar sozinha?
quero isso muito.. muito mesmo
quero fazer tudo diferente, aprender com os erros, e acertar com você, não quero que você pense do meu jeito, é so pensar do seu.... e ser sincera, não estou brincando com você, nem menos de amar... então não acredite no que as pessoas dizem, não importa esse negocio de distancia, quem gosta, gosta e ponto.! você foi parar ai e eu continuo gostando mesmo assim, e agora vou para um lugar perto de vc, para a gente poder se ver. não se trata de sonhar, se trata de falar a verdade... é uma das minhas caracteristicas mesmo falar dos meus sonhos... eu quero passar o carnaval com você e seu aniversario, mas você tem que combinar comigo, conversar para a gente se encontrar, sei que foi muito dificil em certos momentos, é so começar a fazer diferente...

Mateus disse...

Para voar também não é preciso ter os pés no chão, é so ter o coração de criança e o olhar de pureza, amadurecer não significa deixar de sonhar, saber ser adulto em certos momentos, e saber sonhar, eu te ensino então a voar.!

Mateus disse...

Faz diferença sim... você faz toda a diferença na vida de todos nós do mundo, desde o seu nascimento ate hoje... Não percebe que todos gostam da sua presença, do seu carinho e do seu afeto.. Principalmente EU. Você faz toda a diferença no mundo, e graças a Deus você nasceu, você faz a diferença em um sorriso e em uma lágrima. Você faz diferença para a Medicina e para suas amigas, tua família. A diferença somos nós, seres humanos, que erramos, amadurecemos, e amamos. Você merece muito mais do que palavras, e muito mais do que flores também, sei que não é a melhor forma de dizer o que sinto aqui, no meio de tanta gente. Não sabe como gosto de ser reservado, mas tudo bem, porque por você QUALQUER COISA vale a pena, para ver o seu sorriso não existe dinheiro que se pague e ainda existe muita coisa que eu preciso te dizer no seu ouvido. Posso ser um sonhador, sempre vou ser assim, mas sempre sonhei com o que é possível. Sempre guardei meus sentimentos para você, porque você faz a diferença na minha vida. Você não sabe como faz... Você faz a diferença de todos nós.. Essas palavras podem soar como um sentimentalismo bobo nos olhos de outros, mas para quem ama realmente tem uma pitada especial, só quero cuidar de você agora e que a gente fique bem. PORQUE VOCÊ FAZ TODA A DIFERENÇA NO MUNDO. Também em mim. :)

Mateus disse...

sim...

Mateus disse...

A VIDA REAL, foi quando eu te conheci, você sempre ficava na sala por ultimo, lá lá para guardar suas coisas com calma. E em uma dessas te dei um beijo no seu rosto, você estava falando no celular.! Era para te dizer ate mais, mas você estava lá ocupada. Não sei se você se lembra, e você não sabe o que bem que faz para todo mundo... Para todo MUNDO, entende? Você não deveria ficar triste nunca, pois quem te conhece te admira e gosta de você como você é, inteligente e sincera, e não é metida como muitas garotas por aí a fora.! Sempre achei isso de você, e uma das coisas que você tem é a simplicidade no olhar e no sorriso, no modo de falar. vida real é que eu quero fazer UFF ou UFJF e ficar perto de você.! Que é pra você não fugir mais, e que é pra mim cuidar de você.! E que é pra mim parar de ficar timido perto de você também, muito timido alias.! De qualquer forma, a melhor coisa que já nasceu nesse mundo foi você.! Nós pessoas que convivemos com você, temos sorte de poder contar com você, com sua ternura amor e carinho.! Porque é um privilegio. So quando você nasceu o mundo já se fez melhor, já se encheu de alegria, já se encheu de amor. Você SABE, que não precisa de muita coisa para conquistar qualquer coisa na vida, além de dedicada, e so olhar com esses olhos grandes e esse sorriso.! Pode perguntar a qualquer um o bem que você faz a todos.! Vida real é o bem que você me faz, e que eu prefiro te contar pessoalmente, Vida real, é que quero ficar junto de você, pra NUNCA mais te perder de vista, e vida real é que eu quero me encontrar com você, e a melhor coisa da vida foi você ter nascido.! Melhor que agua, morango com chocolate, melhor que qualquer coisa que vier na sua cabeça.! Você é melhor que qualquer coisa no mundo... Ainda bem que você nasceu.! E o melhor presente que você pode me dar é me encontrar, aí.! Pra gente se entender, e eu poder ver a coisa mais linda do mundo.! Pra gente ficar junto, o dia inteiro.

Mateus disse...

A meu anjo, o amor vem carregado com um pouco de obsessão.
obsessão de querer te ver
obsessão de dizer que nesse momento só gosto de você
obsessão de fazer tudo certo
obsessão de me entender com você
obsessão de amar apenas uma pessoa
obsessão de me dedicar a quem realmente vale a pena
obsessão de pedir perdão e não querer ser durão nas horas impróprias
Eu não falo muito sobre coisas e..
eu realmente não confio em pessoas.
Mas confio em você
E eu quero fazer isso dar certo.
E porque o que sinto é verdadeiro.!


Acho que te invenenaram contra o que você acreditava e sentia, não culpo você, culpo a mim. Não é René? Me desculpe, mas se você se importasse com as pessoas, deveria dizer que vale a pena lutar por quem se ama, e correr os riscos. Mas nem sua física, química, matemática, psicologia, medicina, rouba minha verdade. Não podia apenar ficar vendo isso. Como o mundo é ruim, mas acho que você não vai entender pessoas como eu. E eu também nem gosto de perder tempo me explicando.

obsessão de me entender com você e cuidar de você... Você me traz uma paz interna, uma alegria de lutar mais pela vida, um duplo sol. e assim viver tudo que sonho com você, não apenas um dia, mas por uma eternidade.! Tire o pé esquerdo do chão, e fica apenas com o direito. Eu morro de saudade, e seu abraço cura tudo, e ele é tão bom.!

Mateus disse...

O melhor modo da gente se entender.. é dar carinho e atenção um para o outro. E de descomplicar as coisas também... eu queria te contar tanta coisa que eu já passei.. se você quiser me escutar. Eu quero me entender tanto com você, e só assim você ia entender que o que sinto é verdadeiro, não é obsessão, é um amor puro... eu vivo na esperança que um dia a gente se entenda... porque o tempo não apagou, eu aceito você do jeito que é, entende? fisicamente, mentalmente, e se você me contasse qualquer coisa eu perdoaria. Realmente, algumas coisas sairam do controle, se você soubesse o medo que é fazer um pre-vestibular e não poder contar a pessoa que você mais ama para onde vai... ou algo assim, é tão ruim. Passei muita coisa, mas eu sobrevivi, lutei, e consegui. E agora o que eu mais quero é ficar bem com você... Você é importante para mim, e me preocupa sua felicidade e como estão os teus estudos... Fica bem, após ler... espero curar muita coisa ainda e viver com você, eu tenho essa esperança. Se você perceber em sua volta, veria que traz alegria para muita gente. Com esse tempo todo, devem ter te falado tanta coisa que nem imagino. Coloque um sorriso no rosto, lhe peço isso.
Gentilmente.
de mim ?:)

Anônimo disse...

humm...isso seria divertido se não fosse tão bobo. Você errou em comentar no meu blog. Acredite, se eu sei que as 3 palavras "Aff", "q bosta" te entregam, a Bianca também sabe. Porque como vc falou, ela é inteligente, perceptiva e singular. Eu tenho o meu jeito de enxergar, ela tem o dela. Os meus motivos são que "bosta" é um regionalismo fora do Rio de Janeiro, interiorano. A vulgaridade o rancor das palavras são obviamente de um garoto e o "Aff" entrega o adolescente fraco e inseguro que escreveu. Mais uma vez o seu "Anônimo" não deu muito certo. Ela simplesmente te conhece, e vai sentir que alguém obcecado e inseguro depois de ter mandado 7 mensagens sem resposta, citando meu nome, talvez fosse tentar se voltar contra mim, 2 horas depois do seu último comentário aqui. Como se a questão de vcs 2 tivesse alguma coisa comigo. Se passar na UFJF, seja lá o que for isso, e aprender sobre "projeção", talvez enxergue que está "projetando" as suas fraquezas sobre minha questão pessoal com a Bianca. Tentando achar um motivo mais aceitável do que o simples fato de vc ser desinteressante.
Até engana quando fala do seu amor, mesmo repetindo por conta própria a palavra "obsessão" várias vezes. Mas conseguiu tornar a beleza do "simples" amor, em uma criancice ordinária, supérflua, frívola...comum.
Não posso falar pela Bianca, mas falando por mim, eu sei que ela mudou desde que chegou, cresceu. Pode não ter gostado, mas não se pode fugir no mundo, não dá para ser independente, desbravar, sem passar por conflitos. De qualquer forma, ela cresceu e vc...está parado, obviamente parado no tempo, fora do mundo, perdido nas suas ilusões. Mais uma vez, vc e suas palavras não são simples, porque eu admiro o simples: são vazios. E se antes havia distância entre vcs, melhor não vir pra cá agora, a distância é muito maior.
Não vou extender a conversa, porque nem graça teria. Poderia te cortar ao meio e dizer o futuro da sua relação com ela. Porque conheço ela e sei como iria interagir com alguém como vc, independente do futuro comigo ou sem mim. Mas se quiser um conselho, com as suas próprias palavras, é maior do que vc. Óbvio, ou não estaria na minha vida.

Mateus disse...

René, você é uma incógnita para si mesmo. Carrega um coração cheio de amargura e rancor de algo. Eu tenho DÓ de alguém se relaciona com você, pois do pouco que você falou, eu ja percebi que você sabe como manipular uma mente e carrega uma coisa má dentro de si mesmo. Mas você também sabe como destruir uma pessoa, você esta acabando com meu coração, mas das cinzas eu vou renascer e buscar crescimento. Posso ser adolescente, mas eu aprendo rápido. Existe muita coisa na vida que tenho que aprender ainda, então aprenda isso René. Nunca acuse ninguém sem provas, não sou garoto de ficar escrevendo no seu blog "AFF" ou "bosta". Você mesmo pode ter escrito isso, e está me acusando. E o pior, você acusa alguém que nunca conheceu, que nunca conversou. Mas eu estou aprendendo que o mundo não é repleto de gente boa, e você não é. Você escreve bem sim, confesso, René. Pode ser mais velho mas inteligente você não é, Nunca acuse ninguém sem ter provas. qualquer um pode ir no seu blog e ficar postando algo, ou até mesmo com meu nome. Seja la o que for UFJF, se você não sabe não irei te ensinar. Felizmente, não sou como você René, não estou achando graça nessas palhaçadas, vai ver é a Medicina que te deixou assim, você é tão inocente de acusar alguém sem ter prova. Você tem o meu IP na Polícia Federal? Eu nunca perderia tempo respondendo algo que você escreve. Não se preocupe com projeção de futuro, ou o que você chama. Eu quero ser Juiz e já tracei a minha meta. Realmente não sei o que você chama de parar no tempo. Parar no tempo significa gostar de alguém? Ou então andar no tempo é procurar outra mulher? Prefiro parar no tempo, pois enquanto é verdadeiro vale muito a pena. Eu não tenho medo de vencer a dor, da dor tiramos o aprendizado. Enquanto possuir os meus valores, eu vou continuar acreditar em mim mesmo. Faça o mesmo René, e cresça mais. E aprenda uma coisa para o resto da vida. Nunca acuse ninguém sem provas. Gente como você, que acusa, e adora torturar, ou mesmo jogar as pessoas uma contra as outras existe em todo lugar, no trabalho, na estação, no parque, no ponto de ônibus. René, crescer não significa sair para festas, baladas, muito menos pegação, crescer é se dedicar ao Maximo no que acredita e a família. Tudo é questão de tempo para se descobrir. Não está achando bobo e divertido agora né? Pois eu muito menos.

ps: Eu sempre acreditei em você, sempre, nunca duvidei de uma palavra. E nunca duvidei dos seus sentimentos, espero realmente que você não ache que tudo foi brincadeira minha, muito menos o que eu sentia. Mas para quebrar o abismo, você também precisa lutar comigo, eu apenas mostro o caminho. Eu realmente quero fazer diferente, muitas coisas que não disse quero lhe dizer, porque tudo de ruim já passou. Você sabe para onde eu vou, e cabe só nos agora fazer com que de certo. Então caminhe comigo de mãos dadas, e sinta o meu calor, acredito que existe muita coisa ainda para nós, não deixe que a distância do abismo nos separe. Apenas renasça da dor, do fogo, apenas junte os cacos. E renasça das cinzas, porque eu quero andar de mãos dadas com você novamente, em um caminho que só leve um ao outro. É tudo que eu espero, com sinceridade.

Henrique disse...

bonita a poesia... e o texto.
e as cores =)

Bianca L. Forreque disse...

Eu me lembrei de você, quando li essa poesia! =)
Aliás, o Mário todo me lembra você. hahah E o Leminski também! Ah, por aí vai! hahah

Mateus disse...

Lembro-me repetindo uma vez, o que vi. Um cego pegando ônibus dentro de Vila Velha, fiquei realmente impressionado com a capacidade de algum ser, que não ENXERGA realmente letras, cores, paisagens, sentimentos, toques e que nunca pode ver como é um rosto, com a coragem de desbravar o novo, o que não conhece. É apenas uma passagem na minha vida, mas que tiro aprendizado pois, imagine-se no lugar de um cego. Você provavelmente não pode ver a vida como ela é, não pode ver como são as pessoas, o rosto, lábios, cabelo, unha, pé. Mas ele estava lá, triunfal, sem medo de enfrentar uma grande cidade, sem ao menos ter o poder da VISÃO. Por isso, acredito que crescer na vida é mais que ler, crescer na vida e amadurecer vem com o tempo, com a reflexão do que sentimos no coração. Amadurecer é tentar entender o ser humano, pois muitas vezes ERRAMOS e não somos compreendidos. Porém, o ser humano aprende a pedir PERDÃO, quando erra. É claro que o perdão depende da gravidade do erro, e muitas vezes cometemos erros graves. Eu procuro entender as pessoas e perdoar, mesmo que uma situação esteja complicada e difícil, procuro seguir meu coração. Devemos sim, pedir opiniões e refletir sobre vários assuntos na vida, mas acredito que crescer é formar sua própria opinião e não seguir a cabeça de ninguém, só assim nos tornamos cidadãos críticos, conscientes, e vamos conseguir viver em harmonia com outro ser. Há um tempo, uma pessoa entrou no meu coração, foi como uma flecha. Tum, bem direto no peito. Desde então comecei a sentir algo diferente, nunca visto como antes. Muitas pessoas chamam isso de obsessão, outras de amor. No fundo do meu coração eu sei o que é, pois só quem sente pode entender. Quando algumas coisas não dão certas, você prefere esquecer ou tentar consertar. Eu prefiro pedir PERDÃO e amadurecer. Não é difícil entender o por que.! Mesmo se for, é só olhar para o próprio coração. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. E pessoas que a gente quer para sempre!

Monique disse...

Tá bombando isso aqui hein.

Anônimo disse...

Acredite, isso é obsessão. Sinta-se feliz por ter um nome psiquiátrico pra isso, ou seria ridículo. Se controla, ou vou fazê-la parar de falar contigo. Pro bem dela. Quer escrever algo sem sentido ou objetivo, existem diários pra isso. Se continuar importunando, vc vai sumir, de um jeito ou de outro. Última vez que faço um comentário sobre vc. Daqui pra frente vai doer.

Mateus disse...

Não é difícil perceber o seu jogo, essa idéia fixa de "obsessão" e "sem sentido". Acho engraçadas as pessoas falarem dos sentimentos, eu não digo o que você sente por ela porque eu não sei. É simples. Como você pode definir o que sinto? Acredito que ela queira me questionar sim, já falhei muitas vezes. Mas aprendi com meus erros, e aprendi a pedir perdão. Pediria pessoalmente, acharia melhor, ou pelo telefone. E conversaria com ela, resolveria os problemas. Não sou um garoto imaturo como você pensa. Eu não tenho nada contra você, só não acho certo ficar falando do que não sabe, pelo menos da parte dos meus sentimentos. Ela sabe que passei por momentos difíceis no ano passado. Crescer é tirar da dor o aprendizado, da vitoria e da derrota. Eu já perdi perdão a ela, cabe a ela tentar me compreender e perdoar. Não a você, as amigas e os pais dela. Principalmente porque no amor quem vive são duas pessoas e não o mundo. Bianca me perdoe novamente, eu já me expus de mais. Queria que você entendesse meus erros. Sério mesmo, não é difícil entender porque te digo isso tudo, porque quando olho para trás só vejo coisas boas. Os teus erros, o que não deu certo eu prefiro não guardar, e guardar o seu sorriso comigo. Mesmo que seja pelo resto da vida. Só quem pede perdão e é perdoado entende como isso tira um peso da alma. Por muito tempo ficamos a mercê do destino, agora está em nossas mãos construir o futuro. Por muitas vezes já testaram o que sinto, mas queria escrever isso tudo que sinto apenas para você. Em uma carta, então me desculpe se está aqui, para todos verem. Errei, te magoei muito, e peço perdão hoje. Cabe a nós dois nos entendermos, porque eu só quero primavera também, e eu não quero vencer sozinho. Então me perdoe.
René, você já disse que minhas palavras são sem sentido, isso é uma obsessão, e que são vazias e que vai me torturar também. Tenho medo de você.! Perdoa-me também se lhe disse algo que te machucou, ou que você não gostou, não tinha essa intenção. Eu não deveria ter julgado seu comportamento. Então me perdoe.