terça-feira, 21 de julho de 2009

Cada um no seu sapato

Entro no banheiro para retocar a maquiagem. Minha pele desnuda é tão sem graça. O shopping lotado de criaturas sufocadas por sacolas, escravas de vontades fúteis. Mas não aquela que me fita.
Do meu lado pára uma criança de no máximo 7 anos. Ela se apóia no balcão. Mal consegue enxergar o espelho à sua frente. O mesmo no qual eu enxergo minha própria imagem. Ela me fita com uma curiosidade sincera e sem-vergonha. Eu me deixo fitar, também curiosa pelo interesse da menina. Passo o pó. Logo depois o lápis vai delineando o contorno dos meus olhos já opacos de tanta desilusão. Será que a boneca ao meu lado sabe o que isso significa?
A suposta mãe da minha admiradora deposita uma bolsinha sobre o balcão. Depois de uma luta exaustiva, a menina consegue alcançá-la e dela tira um batom. Percebo seus movimentos, copiando os meus... por que ela iria querer ser como eu?
Dou uma risada, e continuo o meu trabalho. Sou tão adulta como uma criança que se pinta ou tão criança como uma adulta que se maqueia? Ela parece envelhecer um ano com aquele batom vermelho. Mais tarde ela vai querer limpá-lo. Logo depois, vai querer se embelezar de novo...
A mãe olha a sua cria e diverte-se. Se eu fosse ela, mandaria largar o batom. Ela não vê que a beleza da filha reside em não ocultá-la sob tintas e mais tintas? Olho pra mim mesma e penso se não é melhor tirar todo aquele peso sobre minha tez.
Imagino demais? A menina não entenderia nada do que eu entendo. Mas, ao sair, ela me lança um último olhar. Persistente. Eu leio seus olhos dizendo “quando crescer, quero ser como você”. Fico pensando se ela lê em mim uma vontade apertada no peito de ser como ela. Inocente, ignorante de tanta maldade e tanta alma errante no mundo.
Claro que não. Ninguém percebe a beleza inédita de ser o que se é e da época em que se vive.
Umedeço os lábios pintados de vermelho. Estou pronta pra sair do banheiro.

Um comentário:

Monique disse...

Eu pensei nisso ontem quando via minha irmã e mais 2 amigas se maquiando, cheeeia de brilhos. Na idade dela eu não fazia essas coisas.
Mas diferente de você...eu achei legal as crianças quererem cuidar da aparência desde novinhas. Eu convenço as meninas aqui em casa a comer salada porque eu falo que elas não vão ter espinhas...Ai elas comem um monte de alface. haueheuhheau.